Quem sou eu

Minha foto
Professora de literatura, graduada pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC (FEC). É padeira e confeteira pela Escola do SENAI de Serra Negra, São Paulo. Desde a infância, Ilda já demonstrava ter dotes culinários e frequentava todos os cursinhos de arte culinária que lhe eram oferecidos. Seus hobbies preferidos sempre foram ler, escrever e cozinhar. Participou durante seis anos dos cursos de alimentação natural no Centro Orialan da Pastoral da Saúde em Imbituba, Santa Catarina.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Como fazer o intestino funcionar


Os males provenientes de se ter o intestino preso são tão comuns que causam alarme. Se o indivíduo não tem uma evacuação regular (uma ou mais vezes por dia) ele pode estar sujeito aos mais variados males que vão desde as alterações na pele, irritação nervosa, hemorróidas, até apendicite, colite ou pior ainda, câncer de colo ou de reto.


É pesaroso ver que tantos sofrem deste mal, quando três passos tão simples poderiam aliviá-los destes problemas.

1- Ingerir abundância de líquidos. Se o volume de líquidos da corrente sanguínea estiver insuficiente, o organismo procura reter ao máximo a água da qual dispõe. Assim o indivíduo pode:
- Diminuir sua sudorese prejudicando a adequada eliminação de produtos indesejáveis ao organismo, toxinas.
- Diminuir a quantidade de urina, retendo assim as impurezas que seriam eliminadas para fora do corpo.
- Reter toda a água que estiver presente no bolo alimentar. Assim as fezes se concentram, endurecem e se tornam extremamente difíceis de serem eliminadas.
É por isso que todos nós necessitamos tomar líquidos em abundância durante o dia, mesmo que não tenhamos sede, mas não durante as refeições.


Nota: A sede é uma reclamação do organismo, tome bastante líquidos e não deixe seu corpo reclamar.

2- Comer abundância de fibras vegetais: Por não serem digeridas, estas fibras servem como "vassourinhas" para os intestinos, limpando suas paredes e forçando a evacuação mais regularizada. Os alimentos fibrosos são:

-Cereais integrais (aveia, trigo, grãos, farinha integral, arroz integral, triguilhos etc.) e os preparos e massas feitos com cereais integrais.
-Frutas com bagaço.
-Verduras, especialmente as de fibras mais rígidas. Ex: escarola, almeirão, brócolis etc.
-Obs: Há alguns alimentos que são especialmente laxantes, são eles:
-Farelo de trigo(adicionar a mingaus, sopas, bolachas e pães caseiros, etc.) usar até 2 colheres de sopa por dia.
- Ameixa preta: Deixá-las de molho à noite e usá-las em jejum pela manhã.
- Semente de linhaça: Deixá-la de molho durante a noite (1 colher de sopa em meio copo de água) e de manhã bater no liquidificador com suco de frutas. As sementes de linhaça podem ser utilizadas em mingaus, panquecas e assados substituindo em parte o ovo quanto ao efeito de dar liga.

3- Atender ao intestino assim que ele pedir: A prática de deixar para depois, assim que o intestino pede, é altamente prejudicial: o intestino pode ficar viciado e preguiçoso. Coloque esta mensagem do seu organismo bem alto na lista de suas prioridades, assim que seu organismo der um pequeno sinal, atenda-o.

Obs: É muito benéfico para o bom funcionamento intestinal, a formação de hábitos ou costume, Escolha um ou mais horários durante o dia que lhe favorecem e treine o seu intestino a funcionar àquelas horas (especialmente após uma refeição, é mais fácil aparecer o desejo de evacuar). Desfrute então os benefícios de um intestino regularizado.

Fonte: Saúde Total Pastoral da Saúde - Santa Catarina.


Pastinha milagrosa:Deixe de molho à noite algumas ameixas pretas e 2 colheres de linhaça.
De manhã bata no liquidificador com um pedaço de mamão e uma colher de aveia. Adoce a gosto e consuma este creminho. Pode ser saboreado também com iogurte natural.

3 comentários:

  1. Adorei saber disso; vou colocar tudo em prática.Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

    ResponderExcluir
  2. muito bom isso coloquei em prática e deu certo.Podem fazer é muito bom mesmo...........................

    ResponderExcluir
  3. ESTA FOI A DICA MAIS MARAVILHOZA QUE JÁ VI

    E OLHA QUE TO SEMPRE PESQUISANDO SOBRE INTESTINO PRESO.

    DEUS TE ABENÇOE.

    IZABEL.

    ResponderExcluir

Seguidores